sábado, 20 de fevereiro de 2016

A nossa mascote



Animal de estimação é aquele animal que coabita connosco, que partilha o mesmo espaço, que faz parte da família. Para mim não existe outra forma de ter um animal de estimação. Ele faz, definitivamente, parte da família. É um membro da família. Quando se vêem aquelas fotos de família, existe sempre lá um animal que faz parte dessa família. Porque ter um animal é isso mesmo, seja ele cão, gato, coelho, porquinho-da-índia, periquito, ou outra espécie de eleição. 

Como o próprio nome indica é um animal que se estima. Que se lhe dedica tempo, esse bem tão precioso. Eu costumo dizer que se queres saber o quanto um ser é importante para ti, contabiliza o tempo que lhe dedicas, logo saberás a resposta a essa questão. A nossa mascote, vive connosco, ela não tem trabalho, amigos, actividades lúdicas. Ela vive exclusivamente para nós. Isto dito assim parece tão egocêntrico. Mas é mesmo assim. Certo que se nos referirmos aos gatos, eles são um pouco mais independentes, vão dar os seus longos passeios, e, não ficam todo o tempo à espera da atenção do humano. Mas o cão, esse é um dependente por natureza. Quer atenção e mimos a qualquer altura. Sim, porque embora ele perceba, pelos rituais e cheiros que não são horas para mimos, não quer saber, está ali para os receber. Eles são capazes de ficar horas, e mais horas, à espera da altura dos seus humanos chegarem. Porque esse é o momento alto do dia. E a alegria demonstrada é contagiante. Poderemos considerar-nos egocêntricos por ter um animal à nossa espera todos os dias, e, que nos faz sentir um ser mais amado à face da terra?! Claramente que não. Porque esse animal também é amado. E ele sabe disso das mais diferentes formas de demonstração que lhe são dadas.

A escolha do animal de estimação pode depender, da preferência, ou das condições físicas existentes. O cão está entre os mais escolhidos. Eu faço parte dessa maioria. Tenho paixão por esses seres.

Os cães têm algo que nós humanos, dificilmente conseguiremos lá chegar. Eles não perdem tempo ou energia mental, com o desnecessário, ou o alternativo. Eles vivem no aqui e agora. São felizes pelo que são e pelo que têm. E não exercitam a sua mente a pensar no pior cenário provável no futuro. Eles estão bem, sentem-se bem, são acarinhados, amados, têm tudo o que lhes é necessário à satisfação das suas necessidades, são felizes. Eles vivem cem por cento no aqui e agora. Acham-se afortunados pelo que têm, e acham que as condições irão sempre melhorar. Se algo os incomoda em algum momento, eles resolvem essa situação, afastando-se, ou trocando o que for conveniente, e, o problema está resolvido. Não se pensa mais nisso. E qual seria a necessidade de perder tempo com o que está resolvido? Existem os humanos para isso. Eles são felizes desta forma. E diga-se de passagem, que são perfeitos. 

Os cães não conhecem os maus sentimentos. Não vêm com qualquer ensinamento sobre esse tema. Eles apenas vêm cheios de amor incondicional para dar. Quem poderá adulterar esse ensinamento de base é o humano. Mas ainda assim, eles têm outra capacidade, que nós humanos, ainda estamos a anos luz deles, eles não precisam conhecer o humano, para saberem quais as intenções dele. Fantástico, não é?!

Os animais são os nossos anjos na terra. Eles complementam a nossa vida, podendo fazer parte dela. Se eles merecem ter o seu dia? Claramente que sim. Se outros membros da família o têm, porque eles não teriam também esse direito?!

Há ainda outra frase que costumo dizer...eles são aquilo que nós fizermos deles!

Hoje dê um mimo especial à sua mascote. 

Deixo-lhe algumas fotos dos nossos anjos, delicie-se!
Divirta-se!

Margarida
















Sem comentários:

Enviar um comentário

A vida é feita de partilhas. Deixe a sua opinião.